SIGA O MEU BLOG

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O PRAZER DA LEITURA


Como já disse Mário Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem”. A leitura além de ser uma atividade básica em nossa formação cultural traz inúmeros benefícios à saúde mental. Pessoas que têm o hábito de ler, falam melhor, conseguem expressar melhor suas idéias e têm um maior nível de interação com o ambiente em que vivem.Através da leitura, visitamos lugares que jamais imaginaríamos existir e conhecemos pessoas e culturas diferentes sem precisar sair do conforto de nosso lar.

O hábito da leitura tem que ser incentivado desde a infância. Crianças, mesmo antes de aprender a ler, devem ser incentivadas a ouvir histórias e a conhecer livros através de suas gravuras. Se uma criança vê seus pais como bons leitores certamente será incentivada a essa prática futuramente.Para que a leitura seja proveitosa, é necessário dedicar a ela algumas horas do seu dia e estar em um ambiente confortável. Ela deve ser considerada uma forma de laser e não uma obrigação.

Crianças e adolescentes que são pressionados a praticar a leitura raramente tomarão gosto por esse hábito.Quem tem o hábito de ler deve sempre comentar suas descobertas e os benefícios que adquiriu com essa prática. Isso servirá de estímulo e despertará a curiosidade de quem ainda não lê.Comece a praticar com livros pequenos, de linguagem mais simples ou revistas e jornais com assuntos variados.
Com o passar do tempo você estará lendo livros extensos e diversos com a mesma facilidade que lia os livros iniciais.Jornais, livros e revistas são portas para mundos e conhecimentos inumeráveis. Nunca é tarde para começar.Faça essa experiência e boa leitura!

*Bruna Gonçalves é formada em Letras pelo CESEP/Machado-MG

Nenhum comentário: