SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 11 de março de 2010

ESTUDO DO CARÁTER PEDAGÓGICO DA MEDICINA SOB A ÓTICA DO MÉDICO E DO PACIENTE

Pesquisador estuda o caráter pedagógico da medicina sob a ótica do médico e do paciente. Na área da saúde coletiva, a educação e a comunicação andam juntas no cuidado para a educação tanto de profissionais como de pacientes, de modo a contribuir para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Antonio Pithon Cyrino trata desse aspecto em seu livro Entre a ciência e a experiência: uma cartografia do autocuidado no diabetes, lançado pela Editora Unesp. Nele, o especialista em medicina preventiva analisa o caráter pedagógico das práticas de saúde a partir dos depoimentos tanto dos profissionais da área quanto de seus pacientes.

O estudo toma como base empírica o tratamento da diabetes mellitus de tipo 2 - geralmente desenvolvida em adultos entre 40 e 69 anos e que acomete mais de 5 milhões de pessoas só no Brasil. Por ser uma doença que vem se tornando mais comum à medida que a população no mundo todo se torna mais velha e devido aos padrões de vida das grande cidades que tornam os indivíduos mais sedentários, a análise de pacientes com esse tipo da doença reforça ainda mais a validade da pesquisa de Cyrino.

Ao longo de seis capítulos, o autor faz uma revisão das principais discussões acerca da relação entre a educação e a comunicação em saúde, bem como revisa criticamente a literatura a respeito da educação para o autocuidado no diabetes produzidas nos últimos 20 anos. Quanto à análise empírica, Entre a ciência e a experiência traz a descrição, discussão e análise do material coletado a partir de entrevistas com especialistas da área - sejam eles os diabetólogos ou os diabéticos - colocando em debate o conhecimento teórico-prático e os "saberes da experiência".

Isso porque, segundo a especialista em saúde pública Lilia Schraiber, "a despeito do desenvolvimento teórico e aplicado do campo da educação, suas práticas nos serviços de saúde estão ainda aderidas a modelos inadequados para lidar com a complexidade de problemas com que nos defrontamos atualmente". A análise dos métodos utilizados no tratamento e prevenção da diabetes junto aos pacientes faz de Entre a ciência e a experiência um livro de referência para todo profissional de saúde.

Sobre o autor - Antonio Pithon Cyrino possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de
Jundiaí (1982), além de mestrado e doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, concluídos em 1993 e 2005, respectivamente. Editor da revista

Interface: Comunicação, Saúde, Educação e professor-assistente doutor da Unesp, é diretor do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu.

Título: Entre a ciência e a Experiência: uma Cartografia do Autocuidado no Diabetes
Autor: Antonio Pithon Cyrino
Páginas: 230
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 978-85-7139-978-5

Data de publicação: 2009

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Um comentário:

ce disse...

O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
www.celularespiaobrasil.com