SIGA O MEU BLOG

terça-feira, 2 de março de 2010

PAC, CARNAVAL, CONGRESSO E AQUECIMENTO GLOBAL... (Lailton Araújo)

Já é fevereiro e os tambores e tamborins dão o ritmo certo do enredo do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento, perdido no marasmo, movido à energia do álcool combustível, ex-menina dos olhos de ouro de Brasília Teimosa. A estrela do momento chama-se pré-sal. Estrela pré-histórica aos olhos de quem procura energia limpa para o planeta e salgada demais para a exploração. Alguém já colocou nas planilhas governamentais, o custo da aventura na exploração do petróleo, nas camadas submarinas?

Nos corredores do Planalto Central, chegam as primeiras informações da homenagem ao vice-presidente José Alencar – homem que tem lições de vida pra ensinar e vender. O tema do momento nos bastidores do Congresso Nacional é o mesmo: corrupção. As eleições estão aquecidas... O aquecimento global virou coadjuvante nos debates quentes de quem tem (ou não) culpa no cartório!

Nas estradas danificadas por chuvas de verão, a inflação é dominada pela mão de ferro do Banco Central. Nos portos e aeroportos, a pirataria faz do amado e idolatrado Brasil, a terra das bananas açucaradas, já que dispomos de vasta tecnologia e solo para o plantio da cana-de-açúcar, colheita, e subprodutos recheados de velhos problemas do campo - principalmente a monocultura. Somos chiques e repetitivos nos modelos ultrapassados e maldosos de desenvolvimento.

Na área social, os ventos do Atlântico Norte trazem boas notícias! Seremos a quarta ou quinta potência econômica em 2020. A inclusão social será algo real? Tomara que a infra-estrutura não seja - apenas - movida a álcool (aguardente mesmo), melaço de cana, biodiesel ou perna de cobra!

Na economia do país, espera-se um crescimento de 3% a 5%... É um cálculo abstrato e futurista para a nação das oportunidades desperdiçadas e da fé inabalável. O jogo do bicho é algo do passado. A tecnologia da informática é brasileira... As loterias estaduais, federais e outras formas de jogatina trazem mais arrecadações aos cofres públicos. 

A distribuição dos impostos, na forma de benfeitorias para população é vergonhosa. Quem viver verá com os olhos das tv’s de plasma, tv digital, blogs retratando o cotidiano, e aparelhos celulares desvendando o verdadeiro capitalismo: pagamos uma das maiores tarifas do mundo. É progresso para ninguém botar defeito ou duvidar da capacidade brasileiríssima de sambar, assobiar, chupar cana e ainda alimentar a sede de energia dos automóveis americanos e europeus. E de brinde: o Brasil contribui para o não aquecimento global. Tem presidente brincando de Fórmula Indy!

Restam algumas barreiras para o pulo do gato: enchentes, bóias frias, diarréia na população, água contaminada, baixos salários, tráfico de drogas, casas construídas nos mananciais, desmatamento e queima das florestas. Mas, o PAC é grandioso e ambicioso! Tomara que as letras não fiquem invertidas nos pequenos terremotos tupiniquins. 

Se acontecer o previsto pela natureza dos pessimistas ou realistas, o PAC se tornará PCA - Programa de comprometimento Administrativo. E o famoso samba Aquarela do Brasil (Ary Barroso) será tocado em forma de choro - melhor ainda: na forma de blues. Criíticas são apenas detalhes no enredo da Escola de Samba PAC, neste carnaval... Tem presidente brincando de Fórmula Indy! 

*Lailton Araújo

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.