SIGA O MEU BLOG

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SÉ APOLÔNIA TAVARES NACAGUMA (artista plástica de Paraguaçu-MG)

Desde muito jovem sentiu-se atraída por quase tudo que se relacionava à arte: os livros, recheados de saber, com suas histórias, contos e poemas; as músicas populares e clássicas; a dança, o teatro,o desenho e a pintura.
Tudo isso a envolvia e fazia com que ela se sentisse parte deste mundo tão variado e fantástico!
 
À medida que de sua alma brotavam pequenos bocados, inspirados naquilo que lia, via e ouvia, descobriu que foi no desenho e na pintura, onde mais se identificou...Deu início, então, a esta caminhada...

Mais tarde, já casada, teve dois professores maravilhosos que a auxiliaram durante a jornada: Ilara Luz Machado, de Rio Claro (SP) e Jair Sarti, de Limeira (SP). Contou também, com o apoio de um querido admirador, seu marido Yoiti Nacaguma.

Estes mestres e amigos que, por aproximadamente cinco anos ao transmitirem seus conhecimentos, reforçaram em seu coração, a certeza de que jamais deixaria de trilhar tal “mágico caminho”. E o mundo se agigantava ainda mais! Tudo tão fascinante!

Os simples traços sobre o papel virgem, dando início ao preto e branco; o colorido que, conforme o momento era mais ou menos suave... a inspiração vinda dos Grandes Mestres!

A delicadeza de Claude Monet ou de Pierre-Auguste Renoir, as cores vibrantes nas variadas formas de Pablo Picasso ou Joan Miró; a sutileza deliciosa de Vincent Van Gogh. Estes infindáveis mestres do passado que permanecem no presente como a fonte inesgotável de beleza, aos artistas que desabrocham...

A arte, este bem precioso e encantado que, desde menina foi descoberta por Sé, faz parte de sua vida, dando vazão à alegria e à tristeza, estes dois belos contrastes que habitam a alma dos artistas, dando-lhes vida através das formas e cores!

“Sinto-me uma privilegiada por este dom, inda que pequeno e em desenvolvimento e, agradeço à Deus, todos os dias de minha vida!”, assim ela se refere ao presente com que foi agraciada pelo Senhor..

3 comentários:

Andréa disse...

Tia Sé!!!! Que lindo!!!!

cientista disse...

Parabéns tia, você merece.

A foto tá linda também.

Beijos...

Paulinho

Anônimo disse...

Oi, Sé: Apesar de nos conhecermos há tão pouco tempo, e termos nos encontrado em raras ocasiões, notei, já em nosso primeiro encontro, que você é uma pessoa muito especial, agraciada por Deus não só nas artes, como também no imenso amor que consegue dedicar à todas as criaturas vivas, com a certeza de que estamos todos interligados no "Todo".
Um Grande abraço,
João Carlos.