SIGA O MEU BLOG

terça-feira, 17 de maio de 2011

JACIREMA CLÉIA FERREIRA

Há alguns anos tenho unido minha experiência como psicóloga e psicanalista às aulas de bordado livre. Acreditando que a criatividade é uma capacidade inata e que o cerceamento à sua plena expressão é o fator principal de adoecimento, o principal objetivo de minhas aulas e workshops é favorecer a restauração desta capacidade. 

Trata-se de uma modalidade diferenciada de atendimento, pautada pelas formulações do psicanalista inglês D. W. Winnicott.

Num ambiente tranqüilo e acolhedor, as histórias de vida são remontadas e organizadas sob forma de bordado. Tessituras pessoais, alinhavadas de forma diversa da original,  recompõe trajetórias de abandonos, ausências, frustrações ou descaso. Relatos que, ao serem transformados em objetos estéticos, reinserem as participantes num mundo passível de ser habitado.

Como exemplo, cito o trabalho de uma aluna, realizado em um recente encontro realizado no Pará.  O risco é preparado com antecedência e tem a forma de uma mandala aberta de forma a permitir a inclusão de elementos pessoais. 

Ao longo dos encontros surgiu na aluna o desejo de representar a avó que a criara, já falecida, e também a profissão que exercera ao longo da vida. No desenho foram inseridos uma estrela e um chapéu, uma vez que a profissão da Senhora Pepa era chapeleira.

Em anexo, remeto a imagem do bordado. Se possível, gostaria que esta iniciativa fosse publicada no Franzine para que este trabalho possa se expandir e beneficiar um maior número de pessoas. No flickr e blog abaixo indicados o senhor poderá encontrar outros trabalhos realizados.

Agradeço desde já a atenção. Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos que julgar necessários.

JACIREMA CLÉIA FERREIRA
11 3875.06.96

www.flickr.com/photos/jaciretalhosetcetal
www.retalhosetcetal.blogspot.com

jaciferreira@ajato.com.br

2 comentários:

JACIREMA CLEIA FERREIRA disse...

Olá Carlos, grata pela matéria! abraço grande, JACI.

cibele nakamura disse...

Parabéns Carlos pela excelente matéria.
Cibele