SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lidere-se. Você é muito melhor do que imagina.

Cada pessoa tem o potencial e o talento para Liderar sua própria vida basta acreditar em si mesmo e entender que sucesso não “cai do céu" é preciso entender o contexto em que está inserido e projetar cenários através de planejar e entrar em ação. Confiras as dicas.
É verdade. Você não acredita? Então leia até o final.
Conheço muitas pessoas que me perguntam nas sessões de Coaching:
- Por que minha carreira não “decola”?

Vamos analisar algumas hipóteses antes de darmos uma resposta à pergunta acima:
1. Você não está exercendo os seus TALENTOS, conseqüentemente, não vive sua carreira todos os dias com PAIXÃO. Você faz o que faz, por obrigação, para pagar as contas, apenas.
2. Você não se conhece muito bem. Adota comportamentos que afastam as pessoas de você e por isso, ninguém lhe abre as portas. Você não tem controle emocional.
3. Você é apenas mais um na imensidão de pessoas que oferecem a mesma coisa que você.
4. Sua auto-estima é baixa e, portanto, as pessoas “espertinhas” acabam explorando e manipulando você.
5. Você se desgasta dando mais às pessoas do que recebe em troca.
6. Você não faz network.
7. Ninguém sabe o que você faz só a sua mãe.
8. Você resiste às mudanças e não está “antenado” com as tendências.
9. Você não estuda. Não tem tempo, pois, está correndo atrás de trabalho o tempo todo.
10. Você não sabe o que quer, não tem objetivo.

Agora responda às perguntas abaixo:
1. Alguém na sua área fez ou faz sucesso com algo semelhante ao que você oferece ou quer oferecer?
2. Que problema do seu cliente você soluciona?
3. Alguém com a mesma formação, sexo, condição financeira e cultural que a sua, fez sucesso no mesmo mercado que você está inserido?
4. O seu mercado está preparado para as suas idéias? São abertos? Preconceituosos?Resistentes?
5. O que as pessoas comentam sobre você e o seu trabalho?

É importante entender o contexto do mercado em que você está inserido, baseado em fatos e não em crenças ou suposições criadas por você.
Muitas vezes acreditamos em alguns projetos e sonhos, mas nem sempre somos compreendidos ou aceitos pelo mercado em que estamos inseridos profissionalmente e neste caso, você tem as alternativas de: 

a) acreditar em seu sonho e continuar perseverando tendo a consciência de que pode demorar muito a colher os frutos. Exemplo disso é o Nietzsche, influente filosofo alemão cujas idéias e livros fizeram sucesso 200 anos após a sua morte. Ele se autodenominava autor póstumo e dizia que seus leitores estavam para nascer. 

b) parte para uma outra área, mercado ou país, onde possa colocar suas idéias sem tanta dificuldade e ser recebido de braços abertos em função da possibilidade desse novo mercado ter mais maturidade para entender você.
Algumas situações são reais e você deve ter consciência delas e das dificuldades que irá enfrentar.

NÃO FANTASIE O SUCESSO, ele será fruto e resultado de disciplina, perseverança e paixão. Onde estiver seu coração, lá estará o seu SUCESSO. Mas não espere que TODAS AS PESSOAS GOSTEM DE VOCÊ OU ACATEM ÀS SUAS IDÉIAS E PROJETOS. Às vezes nem seus amigos o apoiam.

Agora vamos traçar um PLANO DE AÇÃO para sua carreira DECOLAR:

1. AUTOCONHECIMENTO. Invista em conhecer os seus talentos, seu perfil comportamental e liberte-se de suas crenças limitantes e dos “espertinhos” que manipulam você e sua autoestima.

2. REDES SOCIAIS. Participe das redes sociais, escreva artigos, coloque vídeos e fale de você para um grupo que quer lhe escutar. Participe de grupos de discussão, troque informações.

3. SOCIABILIZAÇÃO. Participe de eventos sociais e culturais, aceite convites, pois, é uma forma de você ampliar sua rede de contatos. Reserve um tempo para você e seus amigos. Promova almoço de negócios com seus amigos profissionais pelo menos a cada 15 dias. Dê atenção aos seus amigos. Compartilhe informações de interesse.

4. COMUNICAÇÃO. Comunique as suas conquistas, o que você vem fazendo. Fale mais de você. Não tenha medo de parecer “exibido”, pois, seus amigos o avisarão se isto ocorrer e você com certeza tem bom senso. Tem gente que diz que não gosta de fazer marketing e que quem quiser que o procure. Esta atitude, apesar de parecer de uma pessoa modesta e humilde, é muito arrogante. Pressupor que as pessoas o acharão sem você se expor é típico de quem já fez muito e chegou ao TOPO, mesmo assim conheço muitos profissionais que estão no TOPO e continuam divulgando as soluções que oferece a seus clientes.

5. INOVAÇÃO. Antecipe as tendências, tenha um diferencial que o torna único no que faz, seja pelo tema que você aborda, pela maneira como aborda ou como aplica seus serviços.

6. DAR E RECEBER. Mantenha o equilíbrio entre aprender a receber a ajuda de outras pessoas e, também ajudar outras pessoas.

7. PLANEJAMENTO. Saiba exatamente onde e quando quer chegar e prepare-se para isso. Acompanhe o seu desenvolvimento. Tenha cronograma de ações, controle financeiro de suas despesas e receitas, faça um histórico de suas conquistas e resultados.

8. CONHECIMENTO. Estude muito. Leia livros, revistas e conheça quem são os principais autores que contribuem para a sua área. Participe de eventos e convenções e troque cartões de visitas com os participantes de eventos. Faça cursos. Continue estudando e aprendendo.

9. ÉTICA. Não traia os seus princípios e valores. Acredite, apesar dos maus exemplos, é possível sim ter SUCESSO e ser ético.

10. AÇÃO. Tire seus projetos do papel e comece hoje mesmo a procurar as oportunidades que estão todas espalhadas por aí, apenas esperando por você, basta prestar atenção e ter FOCO EM SOLUÇÃO.
Agora é com você fazer a sua carreira “DECOLAR”.


Por: Marynês Pereira
Fonte: Newsletters Administradores.com

2 comentários:

Maria Alice disse...

Acho que este texto vem a calhar com a maioria dos escritores on line. Eu mesma sou uma, que divulgo pouco a minha obra. Já ganhei dois concursos - um de3 crônicas e outro de contos - Mas, pouca gente sabe disso.Mas, também não me importo muito com dinheiro não. Quero só que a minha obra seja lida,muito lida, tanto é que disponibilizei um livro,em formato E-book, gratuitamente,na internet. Resultado: Em 1 mês, 240 livros baixados, mas nenhum exemplar vendido. Penso que até mesmo o nº baixado está pequeno. Sei que escrevo bem. Aí você poderia me explicar o que está havendo, colega? Um abrço.

Maria Alice disse...

Errei: onde se lê 3 crônicas, subtraia-se o 3.