SIGA O MEU BLOG

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Turma do Xaxado invade o Espaço Glauber Rocha (Valdeck Almeida de Jesus)

De acordo com o site oficial de Cedraz, "a Turma do Xaxado é formada por personagens tipicamente brasileiros, cada um com seu jeito próprio de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc. É uma turminha heterogênea como o povo brasileiro, vivendo historias que falam da nossa terra, encantos e problemas, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana”.

O Premiado cartunista Antonio Luiz Ramos Cedraz, criador da Turma do Xaxado, nasceu em uma fazenda no município de Miguel Calmon (BA), mas cresceu e formou-se professor primário em Jacobina, a poucos quilômetros da cidade natal, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos.

Ele nos contará como foi sua trajetória até se tornar um dos principais cartunistas do país e ganhador dos prêmios HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além do Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

Teremos também o lançamento do livro "Varal Antológico", organizado por Jacqueline Aisemans, parceira de Valdeck Almeida de Jesus, um dos ícones da literatura baiana. 


Muitos escritores na Bahia e também em outros estados reverenciam o Valdeck pelo apoio e fomento à arte e à cultura, sendo que, muitos deles publicaram pela primeira vez após conhecerem o renomado autor. No site da Biblioteca Nacional, constam mais de 40 títulos assinados por este amante das letras.

No quadro “Quem é o Escritor?”, apresentaremos Nildes Trigueiros, pedagoga, formada pela Universidade do Estado da Bahia que atua, desde dezembro de 2007, como mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária do Calabar. 










Nildes realiza uma atividade chamada a Hora do Encantamento que, segundo a poetisa, “se resume em levar a criança ao encontro do prazer, da reflexão, da fantasia que o livro literário proporciona”.

Iara Castro mais uma vez, nos dará a honra de ouvir a sua voz. Em todas as edições que essa menina participou agradou e muito o público, que cantou e se emocionou com ela. 
Dessa vez não será diferente, ela trará em seu repertório trabalhos autorais e interpretações de grandes nomes da MPB.

Não esquecendo do já consagrado recital poético que é um dos pontos altos do evento.


Site do XAXADO: www.xaxado.com.br
Texto: Leandro de Assis
Edição: Valdeck Almeida de Jesus

Um comentário:

Hermínia Nadais disse...

que bela forma de se exprimir!...