SIGA O MEU BLOG

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FLIPOÇOS 2012 RECEBE ESCRITORA INTERNACIONAL


“Flipoços 2012 recebe a escritora holandesa Franca Treuer, best seller em seu país”

Mais uma grande atração confirmada para o Festival Literário de Poços de Caldas vai estar na cidade dia 28 de abril, às 16 horas, no Teatro da Urca. Trata-se da escritora holandesa Franca Treuer que estará lançando em Poços de Caldas seu primeiro livro – já best-seller na Holanda – “Confeites de Eira”. 

O livro faz refletir: “Até que ponto as fantasias de uma menina são inocentes? Katelijne é a personagem que guia o leitor por esse mundo tão diferente. E é o seu carisma, menina doce, corajosa e questionadora, que faz com que seja impossível não ler esse livro até o final. Katelijne, que tem doze anos, vive com os pais e seis irmãos em uma fazenda no interior da Holanda. Sua rotina é marcada pelos afazeres domésticos (em contraponto com as tarefas referentes à produção de leite, destinada apenas aos homens) e os princípios religiosos. 

Devotos de uma das vertentes da Igreja Calvinista, uma minoria na Holanda conhecida por sua rigidez de costumes e pelo convívio restrito aos limites da comunidade, têm como base de sua crença que o homem nasce já pecador e nem mesmo uma vida virtuosa é garantia de um lugar no Céu. Mas ela lida com esse medo, assim como todos seus questionamentos e descobertas de adolescente, de maneira única: doce e delicada por um lado, ousada e atrapalhada por outro. 

Até mesmo quando ela decide fazer confetes de papel para enfeitar o casamento de seu irmão e nada sai como o planejado...Confetes na Eira tornou-se best-seller na Holanda, com mais de 150 mil exemplares vendidos, um feito e tanto para um romance de estréia. O lirismo de sua prosa e a sensibilidade com que a autora retrata esse mundo tão hermético fizeram da obra um sucesso e, da personagem, Katelijne, alguém que leitor nunca irá esquecer. Franca Treur nasceu e cresceu no Estado da Zelândia, Holanda. 

Estudou holandês e teoria literária na Universidade de Leiden. Atualmente, ela escreve para o jornal holandês NRC Handelsblad. A publicação de seu romance de estréia, Confetes na Eira, é um sucesso sem precedentes. É o debut recorde de vendas desse século em seu país. Franca Treuer em Poços de Caldas é um oferecimento da Editora Livros de Safra. O bate-papo com Franca Treuer vai contar com tradução simultânea e vagas limitadas. A troca de livros pelos ingressos começará dia 12 de março. 

Os interessados em participar da programação do Flipoços 2012, fiquem atentos às datas, horários e convidados. A 7ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2012 conta com o patrocínio do DMEE, Gasmig, Refrescos Ipiranga, Cerâmica Togni, Totvs, VMetais, Sesc Minas, Senac Minas, ANL e Prefeitura de Poços de Caldas. 

Apoio CBL, CML e Fundação Biblioteca Nacional. Evento integrante do Circuito Nacional de Feiras de Livro. Realização e informações GSC Eventos Especiais (35) 3697 1551. Acesse o site www.feiradolivropocosdecaldas.com.br


Legenda da Foto:
  • Franca Treuer, escritora holandesa presença confirmada no Flipoços 2012.

Um comentário:

[Tinta Sangue] disse...

Bom dia, fiquei encantada com seu blog. Eu ando meio afastada do meu...ando meio afastada de muitas coisas...mas vim guiada pela belissima poesia que deixaste no meu cantinho.
Adorei a resenha sobre o livro.
Obrigada,
Abraços dominicais
Valéria Cruz