SIGA O MEU BLOG

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FLIPOÇOS 2013 LANÇA FESTIVAL DE CINEMA COM AS OBRAS DOS “IMORTAIS”


“Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro confirmam presenças no Flipoços 2013 e inauguram novo Ciclo Temático do Festival Literário”

Citado como entre os quatro maiores e mais importantes Festivais Literários do País, o Flipoços confirma sua relevância mais uma vez, trazendo à Poços de Caldas entre os dias 27 de abril e 5 de maio de 2013, alguns dos mais importantes escritores do Brasil. 

Desta vez, duas grandes personalidades “imortais” já confirmaram presença. Uma delas é Ariano Suassuna, que esteve no Festival em 2011, o outro é João Ubaldo Ribeiro, que pela primeira vez vêm à Poços de Caldas para um bate-papo com o público dia 28 de abril, na Urca. 
A temática central na edição de 2013 será “A Imortalidade da Literatura – O Legado dos Escritores Imortais”. Baseado nesta temática e aproveitando uma idéia há tempos acalentada pela curadora do evento Gisele Ferreira, em 2013 será lançado um novo Núcleo. Desta vez, o Cinema será um ponto de destaque do Festival. “Eu já tinha há muito tempo vontade de lançar um Festival de Cinema em Poços de Caldas. No entanto, não gostaria de fazer um Festival simplesmente, mas com uma pegada diferente. 

E isso eu encontrei na Literatura”, enfatiza ela. A “1ª. Mostra Flipoços de Cinema” vai acontecer em paralelo ao Flipoços e sua dinâmica vai envolver apresentações dos filmes dos “imortais”, e na sequência, debate entre escritor, diretor e ator do filme. “Nós queremos promover uma simbiose de culturas e acreditamos que uma mostra de cinema literário será uma grande oportunidade de apresentar ao público algumas das grandes obras literárias transformadas em literatura visual” conta Gisele Ferreira. Outra grande personalidade “imortal” e que também já confirmou presença é a escritora Nélida Piñon, membro da Academia Brasileira de Letras. 

Ela foi convidada com Patronesse da temática e aceitou o convite, porém, gravará um documentário que será exibido com exclusividade na noite de abertura do Festival. Não poderá vir pessoalmente por motivo de compromissos fora do País. 

Outro “imortal” confirmado é o escritor Lêdo Ivo que virá à cidade também pela primeira vez e que vai tratar de suas obras, dentre elas as correspondências trocadas com João Cabral de Melo Neto, Antonio Candido, Manuel Bandeira entre outros. 

A “1ª. Mostra Flipoços de Cinema” inicialmente, vai ser apresentada em três dias, dentro dos nove dias do Festival Literário que além desta grande novidade, prepara ainda “1º. Encontro de Escritores Latino Americanos em Poços de Caldas” e muitas outras novidades. 

Além destes ilustres convidados já confirmados o Flipoços 2013 homenagea ainda à ABL – Academia Brasileira de Letras. O escritor “sulfuroso” poços-caldense, Professor Hugo Pontes; país França; o estado Rio de Janeiro; o escritor estrangeiro franco-argelino Albert Camus; e ainda, o escritor brasileiro e eterno poeta e compositor da Bossa Nova Vinícius de Moraes, que será aqui representado pela filha Maria de Moraes.

Mais informações no site que breve lança todas estas novidades e o andamento desta fantástica festa literária do sul de Minas. Acesse WWW.feiradolivropocosdecaldas.com.br Informações GSC Eventos Especiais (35) 3697 1551.

Legendas:
Gisele Ferreira e Ariano Suassuna no Flipoços 2011
João Ubaldo Ribeiro, um dos maiores escritores da América Latina, prestigia Flipoços 2013




Um comentário:

Antonio Lopes disse...

Boa noite,poeta:
passando prá conferir as novidades e te desejar uma excelente semana