SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOVOS CONVIDADOS FIGURAM NA LISTA DO FLIPOÇOS 2013 QUE DIVULGA NOVIDADES NO SITE


“Além da 1º Mostra de Cinema, Flipoços 2013 traz muitas novidades”

Apesar da grande novidade marcada para o Flipoços 2013 ser o lançamento da “1ª Mostra de Cinema” com a exibição de filmes baseado nas obras dos Imortais, como Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro, com mesa redonda entre escritores, atores dos filmes e diretores, o Festival reserva outras importantes novidades. 
O Festival vai contar também com a Mesa “Literatura Latino Americana” com as presenças dos escritores Eric Nepomuceno e Antonio Torres em conversa com o peruano Pedro Granados. Eric Nepomuceno foi tradutor dos principais autores contemporâneos da literatura hispânica como Gabriel García Márquez, Juan Rulfo, Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, entre outros. 
Daí sua forte ligação com a literatura latina, além de ter sido jornalista correspondente na Argentina, México e Espanha. Antonio Torres, nascido na Bahia, estreou na literatura em 1972, com o romance Um cão uivando para a Lua, que causou um grande impacto, sendo considerado pela crítica a revelação do ano. Suas obras foram traduzidas em vários países latinos. 
Ele será o mediador da Mesa que contará com Pedro Granados que é Ph.D em Literatura e Linguagem Hispânica. Escritor participante de diversos festivais internacionais de literatura hispânica e atualmente professor da UNILA – Universidade de Integração Latino Americana, de Foz do Iguaçu. 
O Flipoços 2013 contará ainda com outras novidades como: Mesa de Crítica Literária com a participação de importantes personalidades; Mesa de Literatura e Futebol dentre outros com a presença do escritor Marcos Eduardo Neves autor do livro “Nunca houve um homem como Heleno”, obra transformada recentemente em filme estrelado pelo ator Rodrigo Santoro; Literatura Internacional com a presença dos escritores Luis Miguel Rocha (Portugal) autor do best-seller “O Último Papa” e com lançamento previsto no Flipoços 2013 do livro “A Filha do Papa”, além dos escritores Manuel Angel Cerda, escritor Argentino, poeta novato e que participará pela primeira vez de um Festival Literário no Brasil, e ainda com, Juan Pablo Villalobos (México) autor do romance Fiesta en la madriguera (Anagrama, Espanha), publicado no Brasil como Festa no Covil (Companhia das Letras), traduzido para 14 idiomas. 
A edição inglesa, Down the Rabbit Hole (And Other Stories), foi finalista do prêmio First Book Award do jornal londrino “The Guardian” e selecionada como livro do ano nas listas de “The Daily Telegraph” e “The New Statesman”. Escreve para diferentes revistas e blogs do México, Espanha, Colômbia, Argentina, Reino Unido e Estados Unidos. É colunista do Blog da Companhia das Letras. 
O Festival vai contar também com diversas oficinas e mini-cursos, dentre elas, uma das mais aguardadas será a “Geração Beat” ministrada pelo escritor Claudio Willer, baseado no seu livro que leva o mesmo nome da Editora L&PM Pocket e que vai acontecer dia 03 de maio, às 18 horas no Espaço Hora da Prosa (dentro da Urca). 
O curso vai abordar a formação da beat e seu histórico: sua importância e influência; a superação da dicotomia poeta olímpico – poeta maldito; o impacto político; leituras, atualização literária; a Nova Visão; os beats e a marginalidade. 
A narrativa de Kerouac: literatura e vida, biografia e obra; a prosódia bop; On the Road como mitografia e a sacralização da marginalidade; outras narrativas dele, poesia e prosa poética; Uivo e outros poemas de Ginsberg: questões de estilo; condensação no verso longo; ritmo e prosódia; temas ou tópicas em Uivo; a diversidade da poesia de Ginsberg, o sagrado e o profano; Religiosidade transgressiva na beat; do gnosticismo ao budismo; Gary Snyder, budista, taoísta e estudioso do xamanismo; licenciosidade e religião: Michael McClure e a identificação com o animal; Gregory Corso e a provocação permanente. Imperdível! 
A programação completa do Festival poderá ser acompanhada pelo site a partir de final de janeiro. Mas desde já os interessados podem ver parte dos convidados do mais importante Festival Literário de Minas Gerais pelo WWW.feiradolivropocosdecaldas.com.br 8ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2013 acontecem de 27 de abril a 05 de maio e contam com o patrocínio do Ministério da Cultura, Mineração Curimbaba, Cerâmica Togni, Petrobras. 

Mais informações GSC Eventos Especiais (35) 3697 1551.
Legendas:
Gisele Ferreira e Claudio Willer juntos na Bienal do Livro de SP onde acertaram o curso de Geração Beat que será ministrado no Flipoços 2013.

Nenhum comentário: