SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"Chorando na Garoa: Memórias Musicais de São Paulo"

Esse trabalho de iniciativa pessoal, produzido inspirado na paixão pela música brasileira e, mais especialmente pelo choro, inicialmente, faz uma breve discussão com base bibliográfica sobre o cenário sócio-econômico do país ao longo do séc. XIX, fim do período colonial até a República, incluindo os primeiros anos do séc. XX, tempo este que é o cenário para o aparecimento do choro. 
A partir daí, traçamos um panorama dos elementos que darão origem a esse gênero musical, o nascimento do choro no Rio de Janeiro e seus principais personagens. Um espaço para a compreensão do choro em geral, incluindo verbetes dos grandes nomes.
                     Em seguida, apresenta uma visão resumida do contexto sócio-econômico da cidade de São Paulo e também das manifestações musicais que influenciaram e caracterizaram o choro paulista. Segue um levantamento dos nomes históricos do choro local. Um trabalho inédito, conforme é facilmente perceptível por pesquisa bibliográfica.
O livro traz verbetes explicativos sobre gêneros como o samba, o frevo, o jongo, o tango brasileiro, entre outros, assim como aborda, também, a vida dos seresteiros, de profundo vínculo com os chorões paulistas.
Para a segunda parte do livro, há 42 entrevistas com músicos, cantores e personagens participantes das rodas de choro em diversos pontos da cidade. 
O objetivo dessas entrevistas, envolvendo diferentes idades, foi coletar depoimentos pessoais sobre sua vida, carreira, influências, formas de tocar, arranjos, personagens, locais, eventos importantes e aspectos diferenciais do choroem São Paulo em relação a outros locais onde esse gênero se manifesta.
Entre os entrevistados, grandes nomes da música brasileira, como Izaías Bueno de Almeida, Laércio de Freitas, Toninho Carrasqueira, Milton Mori, Proveta, Danilo Brito, Luizinho 7 Cordas, Edmilson Capelupi, Guta do Pandeiro, Luis Nassif, o pesquisador e produtor J.L Ferrete, entre outros.
Nosso livro, com um total de 530 páginas, também tem a honra de contar com um texto de prefácio de autoria de Fernando Faro.
 
O Autor

José de Almeida Amaral Júnior é professor universitário na área de ciências sociais. Economista, pós- graduado em Sociologia e mestre em políticas de educação. Estudou clarinete na Universidade Livre de Música do Estado de São Paulo com o Maestro Portinho e o Maestro Roberto Bomílcar. Foi membro do grupo Choro & Canção do SESC/SP Consolação. É colunista da Rádio 9 de Julho AM, do Jornal O São Paulo, do Jornal Cantareira e do Jornal Mundo Lusíada.
 
Endereço para contato: chorandonagaroa@gmail.com
                                     
Para os interessados no momento: 
Livraria Cultura, o livro no suporte papel, para quem gosta de folhear:http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/CHORANDO-NA-GAROA/42122020
Ebook Cult Livrariahttp://www.ebookcult.com.br/produto/CHORANDO-NA-GAROA-160921?sid=1k0gvuon6u6v22u03jqpf3t9m2

Um comentário:

José de Almeida Amaral Jr disse...


Caros Amigos,
Gratos pela atenção ao nosso trabalho de pesquisa em defesa da cultura brasileira.

http://brazilianpost.co.uk/21/05/2013/a-historia-do-choro-recontada-em-livro-e-a-roda-de-choro-uk-desta-semana/

Visite também o Facebook Chorando na Garoa Memórias Musicais de São Paulo

Abraços
Turma do Choro