SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ADRIANA PEIXOTO (a nova diva da MPB)

Com a participação especial de um dos maiores ícones da música popular brasileira, seu tio Cauby Peixoto; e com arranjos e produção musical do pianista cubano Yaniel Matos, Adriana Peixoto lança seu CD de estréia e faz sucesso em temporada que completa cinco meses no Bar Brahma em São Paulo

A carioca Adriana Peixoto vem de uma família tradicional no cenário musical brasileiro: é filha do pistonista Araken Peixoto, que comandava as noites musicais nos tempos áureos do Maksoud Plaza, e em bares que fizeram história, como a Baiuca, em São Paulo, e o Drinks, no Rio de Janeiro; e sobrinha do maestro Moacyr Peixoto e do cantor Cauby Peixoto. Além disso, é sobrinha-neta do compositor e pianista Nonô, que acompanhava, entre outros, Noel Rosa e Carmen Miranda, e prima do sambista Ciro Monteiro e de Dalmo Medeiros, do grupo MPB4.

No CD de estréia, que leva o seu nome, e está sendo lançado pelo selo independente Studium Brasil, Adriana promete também conquistar o seu espaço como intérprete da música popular brasileira, mostrando um trabalho no qual extravasa musicalidade e maturidade. “Este é um momento importante na minha carreira. Tive uma experiência muito rica cantando na noite paulistana e carioca, o que me preparou para este novo desafio”, diz.
O repertório do disco, que tem 10 faixas, é focado em MPB – incluindo samba, samba-canção, balada romântica, samba-rock - e mostra a admiração da cantora por compositores consagrados, que lhe presentearam com canções inéditas, como Sueli Costa/Abel Silva, em ‘Outra vez, nunca mais’; Dalmo Medeiros/Danilo Caymmi’, em ‘Ação entre amigos’; Isolda, em ‘Encontro’; e Miltinho/Paulo César Pinheiro ‘Passagem da ilusão’.

Destacam-se ainda duas outras canções inéditas de Dalmo Medeiros - ‘De cabeça pra baixo’, um samba-rock com um swing que não deixa ninguém parado, e ‘Zé Mané’, samba feito em parceria com Marcelo Guimarães. E como homenagem à São Paulo, cidade em que vive já há alguns anos, a cantora gravou a clássica “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa.

Um momento especial do CD é o dueto que Adriana faz com Cauby em “Altos e Baixos”, de Sueli Costa/Aldir Blanc, gravada originalmente por Elis Regina, em 1979. Sem se intimidar na presença do “professor”, como é conhecido o tio, Adriana solta a voz e mostra toda a força de sua interpretação. Também de Sueli Costa é “Elizeth”, um samba inédito em homenagem à ‘divina’ Elizeth Cardoso. E, por último, tem ‘Na batucada da vida’, de Ari Barroso/Luiz Peixoto, gravada originalmente por Carmen Miranda, na década de 30, e depois, também por Elis.Cada uma das faixas surpreende pela sonoridade, que ganha contornos latino-americanos com os arranjos e a produção musical do pianista Yaniel Matos, um dos expoentes da música cubana. “Adriana teve na noite uma escola, por isso buscamos neste CD a essência da música ao vivo, de banda, que privilegia a interpretação como linguagem principal da canção. Além disso, ela fez uma boa escolha do repertório, são musicas fortes, algumas difíceis de cantar, como ‘Na batucada da vida’. Adriana, como intérprete, pode ser atrevida, pois tem potencial para cantar o que quiser”, afirma Yaniel.

Segundo ele, o CD tem uma identidade e uma dinâmica, que farão com que as pessoas ouçam os primeiros acordes e saibam que é uma música da Adriana Peixoto. “A música brasileira, especialmente o samba, e a cubana, estão muito próximas, o que permitiu uma fusão latino-americana, com passagens melódicas interessantes e a inclusão de vários elementos rítmicos”.A sonoridade do CD também foi construída com a participação de músicos consagrados, como Sizão Machado, no baixo; e Cuca Teixeira, na bateria; que juntamente com Yaniel Matos, no piano, formaram a base do CD. Além deles, participam do trabalho Douglas Alonso (percussão), Rodrigo Campos (violão e cavaco), Luis Cabrera (sax tenor), Daniel Alcântara (trompete) e Marc Perren, na guitarra. Já ‘Altos e baixos’ teve a participação de Jair Sanchez, no piano; Elcio Costa, no baixo, e Ni Rezende, na bateria.

AS FAIXAS
1. Elizeth (Sueli Costa) – 4’01’’
2. De cabeça pra baixo (Dalmo Medeiros) – 3’25’’
3. Ação entre Amigos (Dalmo Medeiros/Danilo Caymmi) – 4’32’’


4. Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa) – 3’43’’
5. Altos e Baixos (Sueli Costa/Aldir Blanc) – 4’28’’
c/ participação especial de Cauby Peixoto
6. Na batucada da vida (Ari Barroso/Luiz Peixoto) – 3’34’’
7. Encontro (Isolda) – 3’50’’
8. Zé Mane (Dalmo Medeiros/Marcelo Guimarães) – 3’09’’
9. Outra vez, nunca mais (Sueli Costa/Abel Silva) – 3’33’’
10. Passagem da ilusão (Miltinho/Paulo César Pinheiro) – 4’11’’


FICHA TÉCNICA
Intérprete: Adriana Peixoto
Título do CD: Adriana Peixoto
Gravadora: Studium Brasil
Produção musical, arranjos e piano - Yaniel Matos
Seleção de repertório: Adriana Peixoto
Produção executiva: Luci Prudente de Mello e Andréa Funk
Coordenação de produção: Tatiana Trícia Revoredo
Baixo: Sizão Machado
Bateria: Cuca Teixeira
Guitarra: Marc Perren
Percussão: Douglas Alonso
Cavaco e violão: Rodrigo Matos
Sax tenor: Luis Cabrera
Trompete: Daniel Alcântara

Em ‘Altos e baixos’:
Piano: Jair Sanchez
Baixo e violão: Élcio Costa
Bateria: Ni Rezende

Fotos: Marcelo Cabral
Figurino: Jairo Rodrigues
Hair e make up: Celso Camassola

Site Oficial - www.adrianapeixoto.com.br
MYSpace - www.myspace.com/adrianapeixoto


FOTOS: Bruno Fernandes

2 comentários:

Byers disse...

Fala Agamenon.

Não gosto muito de Adriana Peixoto...não sei pq cara, huahuahua falta de costume eu acho, tem interpretes que vc so gosta depois de ouvir muito.Acho que é o caso dela comigo (subjetivo hein!)rs.

Do mais belo blog!

Abraços.

. fina flor . disse...

não conheço o trabalho da querida Adriana, vou procurar conhecer!!!

deixo o convite para que conheçam o meu: meu CD será lançado dia 8 de julho no Cinematheque.

beijos e obrigada pela gentil visita

MM.