Oriel Rezende (o mestrando Buiu) fundou em Caçapava (SP), o grupo de capoeira “Caminho do Sol”. Posteriormente, Oriel ao mudar-se para a cidade de Alfenas-MG, alterou o nome para “Raiz Catinguelê”.
Como o número de pessoas interessadas cresceu, passou a designar-se definitivamente como “Raiz Sul Mineira”. Graças ao seu fundador, o grupo se espalhou em várias regiões do Brasil e Europa.
Trazida pelos escravos, a capoeira “Angola” (tradicional e de movimentos lentos), passou por algumas modificações, gerando novos estilos como: o “São Bento Pequeno”, ”Angolinha”, “Yuna” (jogada antigamente só pelos mestres); a “Benguela” e o “São Bento Grande”(este último de movimentos rápidos e ligeiros)
Em Machado, o Raiz Sul Mineira tem como responsáveis pela sua divulgação e desenvolvimento, os integrantes: Altieli Aparecido dos Santos, e Aclésius de Souza Mota que se dedicam de corpo e alma a este esporte. Altieli aprendeu os primeiros movimentos com o amigo Marcelo (que praticava há algum tempo com o mestre Falcão).
Aclésius se interessou ao ver alguns praticantes “jogando” (praticando) na rua onde mora. “Aquilo trouxe-me uma energia positiva a qual nunca mais me deixou.”, disse.
Aclésius se interessou ao ver alguns praticantes “jogando” (praticando) na rua onde mora. “Aquilo trouxe-me uma energia positiva a qual nunca mais me deixou.”, disse.

Um projeto que visa trabalhar com os alunos do C.A.I.C e A.P.A.E, foi desenvolvido por Altieli e pelo Prof. Paulinho Siqueira.
O Raiz Sul Mineira de Machado agradece o apoio dos seguintes patrocinadores: Sr. Adilvo (Bomboniere), Venak Tecidos, Supermercado Alaska, Todescato, Supermercado Silva e Café Itaguaçu.
O som do berimbau unindo Brasil e África... É a capoeira...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário