SIGA O MEU BLOG

quarta-feira, 8 de julho de 2009

CULTURA NA CALÇADA

CULTURA NA CALÇADA- Proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita, com performances teatrais e exposições de artistas na calçada, além de apresentações musicais em um palco inusitado: uma banca de revistas. Esse era o desejo do casal Jeová e Simone Guimarães, que há três anos idealizou o projeto Cultura na Calçada. Desde então, a Banca Totaro, que vende revistas e jornais, passou a oferecer cultura para quem estiver disposto a conhecer um novo universo de talentosos artistas que surgem em cada esquina de Belo Horizonte.
Antigos permissionários da banca, que fica localizada na Avenida Brasil 458, no bairro Santa Efigênia, Jeová e Simone organizaram, com sucesso, 12 edições do Cultura na Calçada, sempre com o apoio dos comerciantes e dos moradores da região. Sem fins lucrativos, a proposta é fazer das bancas pontos alternativos de cultura, além de abrir espaço para novos talentos. Para Jeová, o objetivo é resgatar o encanto das bancas de revistas e incentivar a cultura. “Queremos promover o encontro de pessoas, de forma harmoniosa e respeitosa.
Tudo isso embalado por boa música”, afirma. Desde a primeira edição, realizada em agosto de 2006, dezenas de músicos já apresentaram seus trabalhos dentro da banca, entre eles nomes conhecidos, como Ricardo Koctus, baixista do Pato Fu, que acaba de lançar seu primeiro álbum solo, e o guitarrista Affonsinho. Artistas da nova geração, como Gabriel Guedes e a banda Rocknova, também passaram pela Banca Totaro, que, além de música, abriga exposições e inserções de artistas plásticos, pintores, grafiteiros, caricaturistas, poetas e escultores. Na platéia, que se ajeita em cadeiras de plástico ou mesmo no chão, estão profissionais ligados às artes, formadores de opinião e pessoas das mais variadas faixas etárias, interessadas em todos os tipos de expressões culturais.
Jeová e Simone Guimarães são conhecidos da cena musical belo-horizontina. Presentes em vários eventos, eles conhecem como poucos o que se produz culturalmente na cidade, e escolhem a dedo os artistas que se apresentam na banca. Para dar espaço ao maior número de profissionais, que não cobram cachês, ninguém toca por mais de duas vezes consecutivas no evento. E o retorno após a primeira apresentação é definido de acordo com os pedidos do público. Por isso, a Banca Totaro é um dos principais espaços para os artistas independentes da capital mineira, e o evento Cultura na Calçada uma grande oportunidade para o acesso irrestrito e gratuito ao melhor da arte produzida de forma séria e profissional na cidade. Por: DANIEL GOMES (NENEL baterista da ROCKNOVA).
SOBRE MIM:
Começamos a preparação de mais um CULTURA NA CALÇADA, em sua décima terceira edição. Com isso, estamos captando parceiros para apoio cultural e financeiro. O evento será realizado em Agosto, na Banca Totaro, localizada à Avenida Brasil 458, Santa Efigênia. Oferecemos ao patrocinadores a divulgação de sua logomarca por meio de cartazes, banners, flyers, bem como em nossas redes sociais na internet (orkut, myspace, flogão) e em nosso ''Bulitim (sic) Semanal''. A expectativa de público para essa edição é de 1.000 a 1.500 pessoas, que assistirão a 6 shows realizados dentro da Banca, além de exposições de artistas plásticos, lançamento de livros e revistas. Qualquer forma de apoio é bem vinda, uma vez que o evento não visa o lucro, e sim, mostrar o que há de bom no cenário artístico em BH. O objetivo maior é ampliar e fazer reconhecer o nosso rico cenário cultural, de forma gratuita.


*Caso haja interesse, nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários através do telefone (31)9131-8908, e-mails : banca.totaro@gmail.com jeova.teixeiraguimaraes@gmail.com . Agradecemos a atenção dispensada e aguardamos contato. PAZ e "picolés de alegria"! Jeová Guimarães Promotor de

*Banca TOTARO, localizada na Av. Brasil 458, em Santa Efigênia. Contatos através do telefone (31) 9131-8908 / banca.totaro@gmail.com / jeova.teixeiraguimaraes@gmail.com *

FONTE: http://www.myspace.com/bancatotaro

2 comentários:

Carolina disse...

Nao acreditei qdo vc entrou no meu blo pra fazer propaganda. Quero gente que pensa pra conversar.

CULTURA NA CALÇADA disse...

Obrigado pela força de sempre.
PAZ e "picolés de alegria"!
Jeová