SIGA O MEU BLOG

sábado, 25 de julho de 2009

NOSSOS JOVENS ESTÃO MORRENDO

*Anita Diniz

Começo o polêmico assunto com algumas perguntas:
Por que na época dos nossos avós essa era uma notícia raramente vivenciada? Será por uma educação rígida? Princípios e valores opostos ao que agregamos à sociedade nos dias atuais? Talvez...
Presenciamos um notável índice de jovens envolvidos em acidentes de trânsito nos quais muitos perdem suas vidas, quando na verdade deveriam estar atrás de seus sonhos juvenis.
O que me desperta outra grande dúvida: para onde foram os sonhos que encantavam essa mágica passagem em nossas vidas? Quando nos meus 15 anos, enquanto sonhava com o que seria quando adulta...
Hoje com a mesma idade traçam seus caminhos por estradas muitas vezes irreversíveis.
Enquanto brincava de “salada de fruta” atrás do banheiro da escola, hoje, aos 15 anos muitos são pais de família ou mães abandonadas à própria sorte. Sem perspectiva alguma se transformam em adultos com poucas possibilidades de serem equilibrados; daí surge a desestrutura familiar, o que visivelmente vem abalando nossa sociedade.
Não justificando este insano ato, o que leva um pai autorizar uma criança aprender a dirigir?
Quando autorizam o pequeno jovem tomar frente de um automóvel, não imaginam qual será a conseqüência?
Quando foi citado que o jovem tomou posse do carro da família sem autorização, o que veio de imediato ao pensamento foi: como ele houvera aprendido a manusear o automóvel?
Acredito eu, um preço muito alto para uma inútil vaidade humana...

* Poetisa e contista (Machado-MG)

Nenhum comentário: