SIGA O MEU BLOG

domingo, 19 de julho de 2009

REFORMAS À PARTE, A LÍNGUA FICOU AINDA MAIS CONFUSA...

Será que a reforma da língua portuguesa foi esmo boa? Será que vai facilitar a vida de todos os países que falam a nossa língua?

Eu tenho cá minhas dúvidas: por exemplo, quando Jesus disse que nos amássemos uns aos outros, será que Ele queria dizer que nos amássemos ou que nos amassemos? Dependendo da circunstância, dá mais vontade de usar a segunda opção...

Quando eu digo para alguém que está cheio de problemas, para que fique “tranquilo”, não seria mais fácil dizer “trankilo”?... (já que o K, Y e W agora fazem parte de nosso abecedário...). Ou seria “tranqüilo”? Ah! mas o trema acabou...


Quando eu quero um pedaço de queijo, poderia dizer: “Kero um pedaso de keijo...” Onde fica o “ç” (c cedilha) no alfabeto? Eu nunca achei... Isso existe?

Se quiserem facilitar a vida de verdade, deveriam usar o “z” em todos os lugares onde o “s” está ocupando seu lugar; então, o certo seria “Kizesem”?
E o hífen, então? Nada tem lógica... quase tudo é exceção?
Olha! Encontrei outra dúvida: “exceção”. Como é que o “x” está ocupando o lugar do “s”? Deve ser por isso que o primeiro “s” foi ficar pertinho do segundo... (é porque o “x” não “kis” nem saber se era lugar dele ou não e, foi logo tomando o lugar do pobrezinho...) O “x” é mesmo abusado...

O coitado do “z” já faz tempo ocupa o último lugar no ABC... Isso vai longe!!!

Nas ruas, as “mini-saias” diminuem a cada dia, mas aumentam as letras, pode? –“minissaia”...

As regras estão mesmo estranhas... Acho que precisamos convocar muitos “contrarrrrregras” para tentar “fasilitar” pra valer...

Eu estou na maior confusão, e você?


*Rhosa Ferreira artista plástica, escritora e poetisa (membro da Academia de Letras de Machado-MG)

Contato: (35) 3295-6481 ou 9922-6481

Nenhum comentário: