SIGA O MEU BLOG

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DÁRCIO SANTOS (artista plástico mineiro)




       
Dárcio Santos é professor da Rede Estadual de Ensino e artista plástico formado pela Escola Guignard de Artes (instituição foi fundada na década de 40 pelo então presidente Juscelino Kubischek) em homenagem ao pintor Alberto da Veiga Guinard.
        

 Natural de Carmo do Rio Claro (MG), Dárcio vem expondo seus quadros (com temas variados como a Ecologia e a Agricultura, além de telas representativas do carnaval carmelitano) em muitas cidades da região sul de Minas, entre elas: Nova Rezende, Machado, Brodowski, Pano e Alvinópolis.




       
O público pode conhecer os famosos “Cavalinhos de Madeira”, do falecido mestre Natanael; a tecelagem feita pelos teares de Carmo do Rio Claro, onde muitos trabalhadores abandonaram a lavoura para se dedicarem ao artesanato, e os tradicionais doces em compotas. 


No final de janeiro de 2010 a exposição será na Casa da Cultura de Machado, apresentando vários trabalhos em colagem de alunos com o tema “Geometria e Arte”. A exposição segue em seguida para a cidade de Poços de Caldas.
       
        “Acredito que a arte, independente do talento e técnica do artista, seja importante para promover a socialização do indivíduo. A Organização Mundial de Saúde considera “pessoa sadia” aquela capaz de conviver em sociedade, e a arte é capaz de promover essa socialização. Não sou psicólogo, mas creio na inter-relação arte e psicologia. Segundo Sigmund Freud a arte é uma sublimação.
         

O indivíduo criativo transfere através para a arte aquilo que às vezes lhe falta. Uma frustração, uma decepção, um bloqueio entre outras questões psicológicas encontra na arte uma forma simbólica de expressão, o que seria muito bom para o indivíduo. Ou seja, a arte faz o caminho de volta da “Psique”, traz o indivíduo para compreender o mundo.
         
Sem a arte, o indivíduo não se expressa, e não se expressando poderá desenvolver muitos problemas psicológicos como depressão, neurose, síndromes e comportamentos doentios e agressivos. A arte deve ser pensada como forma de promover a saúde mental do coletivo”. Concluiu.

Contatos: Dárcio (35) 9992-7185 (Carmo do Rio Claro-MG)
   


          




Nenhum comentário: