SIGA O MEU BLOG

segunda-feira, 4 de março de 2013

MULHER & POESIA

 
Não há como ser diferente quando se fala de mulher: mulher é sempre igual, é do gênero feminino, é o sexo frágil, é a parte sensível, é o ventre que promove a vida.
Mas falar de mulher sempre igual não há como: a mulher é o arco-íris que circunda o céu depois da tempestade e mostra a todos a beleza furta-cor da vida; mulher é o semblante doce que impulsiona a coragem em todos os corações; mulher é o aspecto comum que saboreia os sonhos, a fantasia, o ideal que absorve os olhos mais incomuns; mulher é o fato sagrado contido na soberania purificadora que elevou a figura de Maria, a mãe de Deus.
Será que exagero quando falo da mulher, assim nesses moldes?
Penso que não. Em primeiro lugar porque, falando do meu próprio gênero eu não iria danificá-lo; em segundo lugar, se formos perguntar aos homens o que eles pensam da mulher, com raras exceções, eles iriam dignificá-las, talvez, até mais do que foi dito. Entendem, então, a redundância?
Dia 8 de Março chegou e, de novo, é o Dia Internacional da Mulher. Tudo se repete, como sempre digo.
O catálogo da Avon (sem intenção propagandística) trouxe mensagens lindas para a mulher (e todos sabemos também de suas intenções) encimando páginas com “ Mulher & Poesia”, incitando a criatividade de quem quer que seja para a idéia de que Mulher é o resultado de um estímulo de todos os sentidos que traz como resultado uma figura concreta capaz de fazer circular todos os favores. Exagero? (com o sinal ^ e sem ele).
Poesia é toda a relação da beleza natural com a naturalidade sensorial do homem: se é isto verdade, mulher é poesia e poesia é mulher. 
No entanto, todos gostam de poesia? Não.
“ Tá provado porque neste mundo tem ´gosto´ pra tudo”.
Há muitas reflexões, que os jornais e revistas fazem sempre sobre o valor da mulher, seus deveres e seus direitos e até mesmo sobre fatos de escravidão.
Se todos já sabemos de tudo isso, o que nos resta é fazer alguma coisa para dirimir o lado negativo, pois, chorar, só traz como resultado as lágrimas.
É preciso, sim, trabalhar incessantemente, para o desenvolvimento do mundo, para o crescimento intelectual do homem e, essencialmente o seu plano emocional. Não se pode, no entanto, pensar que o emocional do homem esteja ligado à idéia de fraqueza, pelo contrário, liga-se a sua força humana que tem como referência seu caráter.
Com a certeza de querer ser lida como poesia, a mulher cumprirá o seu papel.
Neste sentido, talvez esteja o valor da repetição: ajudar a ver, a pensar, a fazer, uma vez que tudo tende a ser melhor com a frequência com que se faz.
Estou, aqui, me referindo ao dia 8 de Março: falando nele e sobre ele ainda que uma vez ao ano, não deixaremos esquecer nossas necessidades; falando nele chamamos a todos para pensar na poesia com causa divina, como causa profícua que vai injetar-nos um novo desejo; falando em poesia estaremos  elevando o nosso espírito e conduzindo-o para o etéreo. E estaremos aptos até mesmo a ouvir estrelas como disse Bilac.
Há quem diga que falar de poesia é para sonhadores: disputa à parte, “ não posso separar o que é real do sonho” e, o melhor mercado que acontece, provém de uma boa idéia, de um “ insigth” que, querendo ou não é sonho, é outro lado. Será que entendi bem o Freud?
Então, Mulher, você é poesia. Eu sou poesia. Somos. Tornamo-nos Mulher(es). A beleza de tudo isso está, não no que vamos provar aos outros, mas no significado que tem para cada uma de nós, interiormente.
Não é uma disputa de força, não é uma digladiação. É uma reparação de idéias que irá despertar em todos o gosto pela poesia e, com grande admiração.
É uma reparação de idéias que fará com que todos aprendamos o que significa o útero, não materno, mas feminino.
Com isso, é possível crer no “mundoviramundo”, é possível ler poesia, com as cores do arco-íris.
Há um tempo atrás escrevi um  poeminha “O Mundo sem a Mulher” e resolvi escrevê-lo ao contrário. Para quem não o leu à época, conhecê-lo-á através de sua inversão.
“O Mundo com a Mulher”
O mundo com a mulher é construção
O mundo com a mulher é grito de alegria
O mundo com a mulher é bons costumes
O mundo com a mulher é tela bem pintada
O mundo com a mulher é pé ligeiro
O mundo com a mulher é onda azul
O mundo com a mulher é voo alto
O mundo com a mulher é só calor
O mundo com a mulher é pleno sopro
O mundo com a mulher é um concerto harmônico
O mundo com a mulher é jardim ao luar
O mundo com a mulher é coração cheio
O mundo com a mulher é fruto doce
O mundo com a mulher é flor aberta
O mundo com a mulher é luz acesa
O mundo com a mulher é questão certa
O mundo com a mulher é campo produtivo
O mundo com a mulher é colheita inteira
Onde todos caminham com força e encontram a sua cama fofa, com açúcar, com afeto e com boa poesia.
A todas as MULHERES o nosso desejo de um grande dia!!! Parabéns!

(Olga Caixeta Vilela é professora de Português e membro da Academia Machadense de Letras de Machado)

2 comentários:

Sandra Vargas Polastre disse...

Gostei, o Dia da Mulher está chegando... Fique na paz.

Juliana Guedes disse...

Lindo texto,
beijos