SIGA O MEU BLOG

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FORTE APACHE (Tássilo Campos)

Como muitos no Brasil, sou colecionador do brinquedo de faroeste FORTE APACHE. Este surgiu nos Estados Unidos em 1953, por influência de filmes de faroeste como o filme “ Forte Apache (1948), dirigido por John Ford e com os atores Henry Fonda e John Wayne. Seriados como o Rin Tin Tin (1954 e 1959), Bonanza (1959 a 1973), Chaparral (1967 a 1971) entre outros.


Algumas informações dizem que no Brasil o Forte Apache teria sido lançado no final de 1963, Pela empresa Casablanca e foi o brinquedo de maior sucesso no Brasil nas décadas de 60,70 e 80.


Nos anos finais da década de 60 a Casablanca estava no auge. Sucesso entre as crianças, vendas crescentes, novos produtos lançados. Em 1969 um estranho incêndio teria destruído a Casablanca em São Paulo. Quando a indústria foi reconstruída, surgiu com o nome de Gulliver em São Caetano do Sul.


Em seu auge os principais produtos da linha de faroeste da Casablanca e Gulliver  eram os seguintes: Forte Apache de madeira, Acampamento Apache, Os apaches, Caravana, Fazenda Ponderosa, Virgínia City, Planície selvagem, A Conquista do Oeste e  Chaparral que era o rancho baseado na série homônima - na época sucesso na TV.


Existiam Vários outros fabricantes como a Trol que fabricava o Fort Rin-tin-tin, entre outros.

1979  marcou o fim da época de ouro dos brinquedos de faroeste. A partir de 1980 os brinquedos foram bastante reformulados.


Na Segunda metade dos anos 90 os fortes passam a ser de plástico e vendidos em maletas.

Mesmo com o declínio do gênero faroeste nos cinemas e na TV, a Gulliver mantém o Forte Apache em linha até hoje, mas os produtos lançados nos últimos 20 anos não se comparam àqueles dos anos 60, 70 e 80.


 Informo a todos que ainda tiverem este brinquedos guardado, que compro para completar minha coleção pagando um preço justo;  e para quem quiser  matar a saudade tenho um belo forte apache exposto na Mortal Games Rua dom Hugo, 447, contato pelo telefone (35) 3295-1710.



*Tássilo Campos



Fontes: brinquedos de faroeste, Gulliver, Wikipédia.


Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite Tássilo gostei muito do seu blog,tenho um diorama do forte apache bem bacana, sou colecionador de brinquedos antigos tenho também personagens Casablanca muito raros, esses quero trocar por personagens do He-man ou Comandos em ação, se souber de algué ou se houver interesse de sua parte, estou com um anúncio no mercado livre, parabéns pela sua matéria. abs....Marcos Lopes